Exposição Brasil/Okinawa

O Caminho dos Antepassados

A exposição realizada no Brasil e em Okinawa, retrata a imigração da família Akamine e a incrível história de Saburo que, abandonado aos 14 anos de idade, conquistou seu espaço, chegando a virar nome de uma avenida em Rio Claro, cidade onde se estabeleceu.

Em agosto de 1917, aos 13 anos de idade, o jovem Saburo Akamine desembarca no Brasil, acompanhando a família de seu irmão mais velho, na esperança de retornarem a Okinawa em 2 ou 3 anos, enriquecidos. Deu tudo errado. No ano seguinte, seu irmão e seu sobrinho morrem, vítimas da epidemia de gripe espanhola. Pouco tempo depois, sua cunhada decide retornar a Okinawa acompanhando um outro homem e abandonando Saburo.

Este início de história trágico, agravado posteriormente pela explosão da Segunda Guerra Mundial, não foi o suficiente para apagar o brilho de Saburo Akamine. As dificuldades e conquistas de sua família a partir da imigração para o Brasil foram retratadas na exposição "O Caminho dos Antepassados" ("Uyafaafuji Nu Michi"), de 16/11 a 23/11/2024 em Rio Claro, no Brasil, e de 18/12/2024 a 10/02/2025 em Naha, Okinawa. A produção foi uma parceria entre Fabio Akamine, neto de Saburo, e a Biblioteca da Província de Okinawa.

Navegue pelos painéis da exposição:

As imagens exibidas neste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia.